top of page

Esta é a hora de você lançar sua música por um selo musical

Atualizado: 20 de mar.

Você já reparou como os selos musicais estão cada vez mais populares no mercado? A realidade é que hoje essas empresas oferecem propostas inovadoras de gestão e negócios para artistas. Mas, afinal, o que é um selo musical e quais são suas funções?


O selo musical é uma empresa que presta serviços como se fossem as gravadoras. Acontece que existem vários modelos de negócios: eles podem atuar na gravação e produção musical, na distribuição física e digital, no marketing, na gestão de carreira e no licenciamento.


Os selos ainda podem atuar na assessoria de imprensa, no showbusiness e até mesmo como editora musical. Dessa forma, os selos recebem a partir dos direitos vindos da exploração comercial das músicas.


No passado, quando surgiram, os selos eram vinculados a uma gravadora, sendo um braço segmentado para se dedicar à gêneros musicais específicos e para dar atenção à todos os artistas de maneira personalizada. Eles eram os responsáveis por toda a gravação e produção do álbum, sendo então os produtores fonográficos, isto é, os proprietários da gravação.


Hoje, mais do que nunca, inúmeros selos atuam de forma independente. Além disso, a maioria deles não são mais os produtores fonográficos como no passado: boa parte está fazendo a distribuição e partilha a licença de streaming, e o artista que é o produtor fonográfico. Dessa forma, os selos são o braço da distribuição e do marketing.


Vale a pena o artista independente ser parceiro de um Selo musical?


Primeiro de tudo: os selos visam gerar oportunidades e ser parceiros do artista distribuindo e impulsionando a música a partir dos canais digitais que tem a disposição, normalmente ligados com nichos específicos que agrupam propostas semelhantes como gêneros, subgêneros, estilos ou temáticas musicais.

A verdade é que agrupar o artista ou canção nesses nichos gera pertencimento a um catálogo exclusivo focado em determinado público, criando posicionamento estratégico, visibilidade e autoridade para base de fãs e para o mercado, uma vez que ele faz parte do catálogo da empresa.


Para um artista independente, ser parceiro de um selo musical pode ser um grande diferencial estratégico. Sabe-se que é difícil demais fazer tudo sozinho: cuidar da produção e da gravação, da distribuição, da gestão das redes sociais, das estratégias de lançamento e divulgação etc. Com a parceria de um selo musical, o artista terá à sua disposição todo o suporte estratégico para o planejamento e execução das atividades.


Por todas essas razões, por que lançar sua música sozinho quando você pode ter todo o apoio de um selo musical?



Então, o que você está esperando para lançar sua música pelo Selo For Play?


A For Play ® é uma empresa de Music Business que trabalha como Selo Musical. Aproveite e deixe a gente te ajudar a espalhar sua música para o mundo.


Lançando a sua música pelo Selo For Play, você vai ter acesso a:


  • Estratégias para aquecer e movimentar seus seguidores para o lançamento musical, seguindo um cronograma de postagens e linha editorial;

  • Criação e Configuração de Smartlinks da sua música para todas as plataformas digitais;

  • Perfis de Artista Verificados nos aplicativos de música e nas redes sociais;

  • Pitch editorial: com o pitch do Selo, as chances de emplacar sua música nas maiores playlists dos principais aplicativos de música aumentam consideravelmente;

  • Gestão de Tráfego Pago: anúncios no YouTube, Instagram, Facebook e TikTok com estratégia para alcançar o público certo para a sua música;

  • Publicação e Sincronização de Letras de música no Instagram Stories, Spotify e outras plataformas;

  • Submissão das suas músicas nas nossas playlists;

  • Divulgação das suas músicas em mídias e playlists parceiras;

  • Assessoria de imprensa: oportunidades de divulgação na mídia especializada;

  • Comunicação por WhatsApp: chega de enviar tickets para distribuidoras e "ficar no vácuo".


Então, o que você está esperando para lançar a sua música com o Selo For Play? Deixe a gente espalhar a sua música para o mundo. Sabemos como fazer!



Mas espere, não lance a sua música em qualquer selo antes de ler as próximas linhas.


Já reparou que alguns selos oferecem para o artista propostas tentadoras como playlists com possibilidades de rápido crescimento?


Posso ser totalmente honesto com você? Uma hora ou outra o artista vai acabar saindo dessas playlists e não vai durar muito no mercado musical.


Pense desta maneira: o que vai estabelecer o artista no mercado musical e fazer diferença no longo prazo não será a quantidade de plays gerada por certas playlists, mas sim o trabalho de construção e mobilização da base de fãs feito por um estrategista musical.

Sem isso, o artista não consegue manter a sua carreira, afinal "playlist não é estratégia de marketing", como enfatiza o presidente de uma grande distribuidora digital do Brasil.


Então, em vez disso, que tal lançar sua música e trabalhar na sua carreira com estratégia ao invés de só focar no crescimento momentâneo com playlists?


Com isso em mente, lance a sua música com estratégia pelo Selo For Play. O seu futuro na música começa agora e o sucesso vem logo em seguida!



10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page